top of page

Biodanza: voz,

música e percussão

Data: 16 a 19 Março 2017 - Com Sérgio Cruz

 

Horários:

 

16: das 11h às 19h

17, 18: das 10h às18h

19: das 10h às 14h

 

Investimento:

275 € (até 15 Janeiro 2017)

375 € (depois de 15 Janeiro 2017)

 

Local: QB Saga - Av. Salvador Allende, 16B, Caxias, Lisboa

 

 

 

A integração e libertação da voz em Biodanza® é de grande importância. Eu mesmo, geralmente, me refiro a ela como "movimento vocal" ou "dança da voz." De acordo com a proposta de integração de Biodanza®, a expressão da voz não é trazida isoladamente, mas sim associada ao movimento integrado, à dança, na qual os movimentos dos segmentos pélvico, abdominal (diafragma), peito, articular cervical e oral, se articulam de forma integrada e fluída, e englobam, por ressonância, braços, mãos, pernas e pés. Aqui, o envolvimento emocional e expressivo é total.

 

Durante a sessão de Biodanza procuramos reduzir a expressão verbal, pois esta baseia-se numa forte estrutura cognitiva. No entanto, quando a fala é silenciada, começa a transformar-se em dança.

A maioria das pessoas que usam a voz nas suas vidas diárias, como no seu trabalho, são facilmente capazes de expressar as suas ideias e objectivos. No entanto, quando têm que falar sobre os seus sentimentos, suas paixões, sobre elas mesmas, sobre as suas vidas, elas sentem um bloqueio, dificuldade em respirar, anulando assim qualquer possibilidade de expressar a sua dança autêntica.  Mas é precisamente isso que é estimulado pelo trabalho de voz em Biodanza: ritmo, respiração, movimentos internos e expressão são integrados numa única dança.

É através da voz, abordada como um som musical ou como uma dança sonora, ou seja, através do CANTO, que chegamos à vivência, à vibração que cura, à pulsação que penetra, que envolve e que dissolve.

Os xamãs usam o canto para transformar os ritmos desarmoniosos em movimentos rítmicos que promovem a saúde. Eles respiram e cantam em harmonia, como a brisa que acaricia as folhas nas árvores, como o vento que brinca com as ondas, como o mar com a areia da praia, ou a água das cascatas com as rochas.

 

Assim fazem todos os fluxos orgânicos de cura, capazes de reavivar a dança da vida ou a música cósmica.

 

Um movimento integrado é, em si mesmo, uma música. Basta senti-lo, contemplá-lo,  vivenciá-lo. Todos os nossos abraços ressoam, todos os nossos encontros com a vida são música.

 

Em Biodanza® o CANTO e a VOZ são movimentos vitais. Eles são pura emoção. Biodanza® é movimento, emoção, música, canto, dança da vida e, sem dúvida, a arte de ser.

Sérgio Cruz

bottom of page